Para responder essa questão é primeiro preciso entender o que é a caspa.
Esses pontinhos brancos indesejados que insistem em aparecer na cabeça, sobretudo nos meses mais frios e secos, são na verdade uma doença crônica chamada dermatite seborreica ou seborreia que provoca a descamação do couro cabeludo. Quando com maior intensidade, pode até provocar irritação e vermelhidão na raiz dos fios.
Acredite se quiser, mas a caspa, nome popular da doença, ainda não possui causas completamente definidas. Entretanto, médicos especialistas no assunto já têm alguns bons indicativos:
- Ela acostuma aparecer em regiões com maior atividade das glândulas sebáceas: ou seja, no couro cabeludo, na parte central do rosto e do tórax
- É mais comum nos homens com faixa etária de 18 a 40 anos, já que a maior quantidade de hormônios masculinos estimula a produção das glândulas sebáceas do couro cabeludo.
- Nas mulheres, a caspa pode aparecer como consequência de alterações hormonais. Por isso, fique de olho nos seus exames!
- A caspa pode ter causas genéticas, mas fatores como estresse e fadiga também contribuem para o aparecimento dos pontinhos brancos — ou mesmo seu aumento repentino.
- Está relacionada ao fungo malassezia, natural da raiz dos cabelos, mas que quando em crescimento descontrolado provoca a descamação do couro cabeludo.