Skip to content
imagem de mulher cantando em show

O medo de enfrentar uma plateia é capaz de nos paralisar. Mas deixar que ele te impeça de arrasar - seja no palco, na internet ou em apresentações na escola, na faculdade ou trabalho - não rola, né? Por isso, trouxemos algumas dicas práticas sobre como lidar com a insegurança e aumentar sua autoestima e confiança na hora de apresentar seus talentos por aí!

Pode vir, problema!

Se o seu grande medo é passar vergonha na frente da galera, que tal estar um passo à frente e se preparar para cenários em que algo dá errado? Além de treinar sua apresentação até ficar craque, pratique também saídas caso o pior aconteça. Pode ser levar uma "colinha" pra não esquecer, bolar uma piada pra descontrarir caso você tropece, enfim, busque saídas para os imprevistos e esteja pronta pra tudo! Assim, você vai se sentir bem mais no controle, seja lá o que aconteça.

Bota o corpo pra jogo

Coração acelerado, boca seca, pernas bambas, mãos suando, enjôo: essas são reações físicas que o medo traz. Porém, existem técnicas corporais que ajudam a conter tanta emoção. A primeira é famosa: respirar fundo! Mas capriche: feche os olhos, inspire pelo nariz e expire pela boca forçando a barriga "pra fora" - repita algumas vezes. Pode confiar! O medo também leva a gente a ficar com o corpo tenso sem perceber. Por isso, lembre de relaxar os músculos, da cabeça até os pés.

Match com a plateia

Desenvolver um relacionamento com a plateia joga a ansiedade lá pra baixo. Mas o que isso quer dizer? Chegue sorrindo, cumprimente todo mundo, quebre o gelo. Traga a galera pro seu lado e, de plateia, eles vão virar torcida! Durante sua apresentação, uma boa dica é falar com uma pessoa só. Escolha alguém que se mostra interessado ou um rostinho conhecido na plateia e mire nele! Essa técnica alivia um pouco a pressão que é se apresentar pra muita gente ao jogar o foco em uma pessoa só.

Véspera esperta

Quanto mais perto o grande dia, maior a ansiedade! Esses momentos merecem atenção redobrada, pois na hora do nervoso às vezes acontece de rolarem umas ideias erradas. Regra geral: durma bem e saia o mínimo da sua rotina. Evite alimentos com os quais não está acostumada, especialmente dietas sem noção. Você definitivamente não quer que um desmaio ou piriri te impeçam de brilhar! Tente relaxar e descanse. No grande dia, evite bebidas energéticas, como o café, que te deixam mais acelerada ainda!

Agora... se joga!

Uma vez no palco, lembre-se que, para a plateia, ninguém ali sabe sobre o assunto mais que você. Se cometer um erro ou esquecer de algo, não precisa parar e focar a atenção de todos nisso. Siga em frente! Procure se movimentar e manter uma postura confiante: mãos livres, postura suave e ereta, atitude positiva e, se possível, um sorriso. Lembre-se que todos estão mais focados no que você tem para apresentar do que em você pessoalmente. Então abrace o momento e brilhe muito!

Minhas mãos suam só de pensar em tocar guitarra em público. Mas eu vou ____

Ensaiei para ____ e assim não deixar que o público note meu nervosismo.

O show é amanhã! Agora é hora de _____ pra arrasar amanhã.

_____ são o tipo de profissional que costuma errar em ação.

O frio na barriga de subir no palco é punk! Descobri que ____ é a melhor coisa.

As supercantoras famosas _____ para brilhar tanto!

Decidi ____ na hora do show pro público notar meu talento.

Faça parte da conversa