Skip to content
mulher cantando

Tem música pra autoestima, outras são pra dançar, tem ainda aquele som que faz chorar, viajar... Até pra sonhar tem música! Com ela, as artistas conseguem, inclusive, traduzir um momento complicado, fazendo a gente entender tudo de um jeito quase mágico! <3

Se liga em cinco músicas, escritas ou cantadas por mulheres, que deram voz a milhares de pessoas! Depois, saiba se entendeu o poder das canções no mini-jogo de verdadeiro ou falso! GRAVANDO! 

""Like a Virgin"" da Madonna

Hoje é de boa quando passa uma cena caliente na TV, né não? Mas lá pelo início dos anos 80 isso era caso de polícia! Você sabia que a Madonna quase foi presa quando apresentou ""Like a Virgin"" num show? A performance incluía modelos semi-nus numa cama e muita vibe sexual. Acharam ultrajante uma mulher escancarar assim a sexualidade feminina e chamaram a polícia. É também graças a esse passo ousado da diva que hoje a gente pode tratar desse tema com naturalidade.

""Como Nossos Pais"" com Elis Regina

Lembra aquilo de traduzir uma cena complexa numa música? É esse o poder de ""Como Nossos Pais"", que retrata a barra que foi viver na época da ditadura militar. Elis Regina cantava sobre a luta por liberdade, a sensação era de estar vivendo no passado. Em tempos difíceis, de censura, opressão e medo, esse hino é sempre lembrado como símbolo de resistência.

""Formation"" da Beyoncé

Quando o SuperBowl (mega campeonato de futebol americano dos EUA, sabe?) chamou a Beyoncé para fazer o show de intervalo em 2016, ninguém imaginava o verdadeiro afrontamento que a apresentação da música ""Formation"" seria. Queen Bey reverenciou o movimento Pantera Negra e cantou que seu nariz e cabelo de negra são motivos de orgulho sim, senhora! A performance dividiu opiniões, mas foi importante em tempos de protestos pelo fim da violência contra os negros nos EUA (#BlackLivesMatter).

""Loka"", de Simone & Simaria feat. Anitta

Em 2016, o feminejo atualizou com sucesso as definições de Sertanejo, colocando a mulher como protagonista das próprias histórias! A música ""Loka"", feat da dupla Simone & Simaria com Anitta, é um chamado pra sair da fossa com a ajuda das coleguinhas! O hit fala de autovalorização e de sororidade (a necessária irmandade feminina), lembrando que podemos até sofrer por boy lixo, mas com a ajuda uma das outras a gente dá a volta por cima!

""Maria da Vila Matilde - Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde"", de Elza Soares

Elza Soares tem mais de 80 anos de estrada e uma história de luta e resistência! Com uma carreira de sucesso e recheada de prêmios, ela já embalou e empoderou diferentes gerações e ainda se mantém relevante no contexto político e social brasileiro! Em 2015,  cantou um verdadeiro hino de denúncia da violência contra a mulher. O nome da faixa é ""Maria da Vila Matilde"" e faz uma alusão à lei Maria da Penha, encorajando vítimas a romperem o silêncio!

Imagem cortada em diagonal com dois microfoines

Elza Soares foi eleita a cantora do milênio pela rádio BBC de Londres.

Imagem de menino chorando

"Chora Boy" é uma famosa canção sertaneja.

Campo de futebol em estádio

Beyoncé ofendeu as pessoas brancas ao apresentar Formation no Superbowl

Globo de boate

Madonna foi presa no Canadá por ter relação sexual no palco de seu show.

Macaco comendo uma planta

Numa entrevista, Elis Regina disse que o Brasil era governado por gorilas.

Véu de noiva e cruz de igreja

Elza Soares foi obrigada a se casar aos 12 anos.

Balões formando 23

A cantora Marília Mendonça não é levada a sério por ter 23 anos.

Faça parte da conversa