Skip to content
Foto de uma horta com varias plantas verdes

Você acha que esse rolê de horta urbana é hipster? Nada! Tem grupos fazendo isso há anos! Horta urbana tem a ver com sustentabilidade, coletividade, saúde, ecologia, culinária, com ganhar uma grana e mais um monte de coisas que a gente adora! E tem tudo a ver com amor, porque é uma galera que planta, colhe (rs), espalha conhecimento e se ajuda muito. Se liga nesse pedacinho verde dentro das cidades.

Hortas urbanas coletivas. Pra quê mesmo?

Porque elas podem ajudar sua comunidade e mudar sua vida de várias formas. A maioria das pessoas começam motivadas pela economia (menos gasto no mercado) e comida mais saudável (sem agrotóxicos). Mas já tem grupos doando cultivo para ONGs, usando o espaço pra aulas de educação ambiental ou produzindo e vendendo marmitas mais naturais. Algumas hortas urbanas deram tão certo, que hoje fornecem para restaurantes e dão uma boa grana.

Como começar uma horta urbana coletiva?

Além de um local apropriado, você vai precisar de sementes e mudas orgânicas, livres de agrotóxicos. Você pode comprar ou pedir doação para grupos de Hortelões no Facebook. O adubo orgânico também é importante e pode ser produzido com o lixo da sua casa, misturando cascas de frutas e ovos, borra de café, pedaços de jornal e papelão, folhas secas etc. Para começar, utensílios básicos como pás, enxadas e facões podem ser suficientes. Ao longo do tempo você improvisa e descobre o que mais precisa.

Onde fazer uma horta orgânica coletiva?

Observe seu bairro. Vale canteiros, praças, terrenos baldios, áreas livres em condomínios, muros que possam ser usados (oi, horta vertical!) ou lajes livres em telhados (isso ainda ajuda a diminuir a temperatura da casa). Se o espaço tiver dono, fale com ele. E seja qual for o local é preciso: receber sol de 4 a 6 horas por dia; ter água por perto (a mangueira tem que chegar lá); ser livre de alagamentos; ter boa ventilação e não ter muitas árvores por perto competindo pelos nutrientes da terra. 

O que plantar na sua horta orgânica coletiva?

Isso depende de várias paradas, tipo clima, estação do ano e até da combinação entre as plantas (será que dá match?). Por exemplo, milho, mandioca e pimenta se dão bem no calor. Já as hortaliças e folhas, preferem climas amenos e frios. Algumas plantas não podem ficar próximas, enquanto outras se ajudam: são as plantas companheiras. Pra começar: que tal procurar grupos de hortas coletivas nas redes sociais pra trocar ideias?

Faça um planejamento para sua horta urbana

Cultivar sempre a mesma coisa desgasta a terra e aumenta os riscos de pragas e doenças. Por isso é importante planejar a horta para revezar o tipo de plantio . Uma boa sequencia, por exemplo, pode ser: folhas (alface, rúcula, couve etc.) ->  raízes (mandioca, cenoura, beterraba etc.) -> frutas e frutos (tomates, melancia, uva etc.). Além disso, não se esqueça de  levar em consideração que cada plantio tem a sua época ideal para começar.

Horta com casinha de passarinho

Por que as pessoas criam hortas comunitárias?

Vasos e caixas coloridos com plantas e flores

O que sua comunidade vai ganhar com uma horta urbana?

Close de uma planta azedinha

Onde é melhor começar uma horta urbana coletiva?

Horta com flores e alface

Que dica você daria para quem quer começar uma horta urbana?

Mão plantando uma muda

Quais são os 4 elementos básicos que todo espaço de horta urbana precisa ter?

Pessoa segurando cesta com verduras

Qual dessas duplas gosta mais de calor na horta?

Vasos com folhagens

Qual nome das plantas que se ajudam quando estão próximas?

Faça parte da conversa