Skip to content
imagem de sala com sofá, quadro e luminária de flor

Anda sonhando em ter seu próprio cantinho, com a sua cara? 5 dicas pra quem quer morar sozinha! 

Fada realista

Antes de pegar essa grande responsa pra chamar de sua, vista o manto da realidade e analise seu momento de vida. Faça uma lista de prós e contras e reflita se você tem disciplina e estabilidade financeira, por exemplo. Se notar que ainda não é o momento, faça um plano para chegar lá - quem sabe dali a um ano? E aí você pode aproveitar esse período para se organizar, ganhar um dinheiro extra e dar esse passo sem medo de ser feliz (ou se endividar)!

Nova crush: planilha <3

Se sua lista tem mais prós do que contras, é hora de bater as asas! Para um voo seguro, crie uma planilha financeira (vale caderninho!)  pra entender como você usa o seu dinheiro. Assumir o controle dos gastos ajuda na tomada de decisões (com quantas brusinhas se paga um almoço?). Para fugir do perrengue, os custos fixos (luz, aluguel, internet, etc.) não devem passar de 65% da sua renda. Além disso, recomenda-se ter 6 meses do seu custo de vida guardadinhos antes de dar esse passo.

Sozinha ou acompanhada?

Como vai ser essa nova fase? Sozinha? Com uma amiga, crush ou república? Para alguns, a convivência é um desafio, para outros, casa vazia é um pesadelo. Reflita sobre o seu perfil (mania de limpeza? Sossegada? Ama receber amigos?), para entender o que funciona pra você. Também vale mudar de esquema, caso você mude de opinião. Se for dividir, combine regras claras. Da divisão de contas às louças da pia, defina com antecedência o que é importante para a convivência ser harmoniosa.

Um beijo pro medo

Tomar as rédeas da própria vida é um passo e tanto na vida de uma mulher e só de você já ter essa vontade dentro de si já é um grande sinal de coragem. Então quando o medo bater na sua porta, deixa ele cansar lá do lado de fora! Lembre dos motivos que te fizeram tomar essa decisão e converse com as amigas que estão na mesma ou que já alcançaram essa independência, isso vai te dar forças para seguir!

Você não está sozinha!

Essa é a hora de contar a força do seu bonde! Convide a galera pra conhecer seu novo ninho e peça ajuda pra transformá-lo no melhor lugar do mundo. Pode ser uma mão no dia de pintar a parede, um rodinho da pia, não importa. A ideia é se aproximar de quem você ama. A sua casa pode ser um lugar pra fortalecer sua rede pessoal e te fazer lembrar todos os dias de quem você é.

imagem de nota de dinheiro

Diga como controla sua grana e eu te direi se está pronta para sair de casa.

imagem de manina de cabeça para baixo na cozinha

Complete: se meu quarto é uma zona, minha casa será...

imagem de gato com cara assustada

Tenho medo de fantasmas mas meu sonho é morar sozinha, o que fazer?

imagem de menina questionando

Em que situação posso fazer um chá de cozinha?

imagem de sacos de lixo na rua

Odeio tarefas domésticas. Como farei pra morar com minha amiga?

imagem de menina sorrindo

Tenho emprego fixo e sou responsável. O que falta para ir morar sozinha?

imagem de uma planta de arquitetura

Para que serve um quadro de distribuição?

Faça parte da conversa