Skip to content
frigideira, facas e tabua de corte sobre uma mesa

Quem curte cozinhar e tem ideias para ganhar dinheiro com comida, já tem um bom caminho andado na direção de um negócio próprio. E todos os sabores e ideias para isso acontecer começam no mesmo lugar: a cozinha! É claro que você sabe o que precisa para fazer suas receitas em casa. Mas e para montar um restaurante? A gente te indica o melhor caminho!

Vamos começar pela estrutura básica do espaço?

A cozinha profissional é montada com dois focos principais: facilitar o trabalho e respeitar as regras de segurança e higiene. Tudo começa com um local para receber os ingredientes, higienizar e guardar em geladeiras, freezer ou estoque. Depois disso vêm as bancadas de pré-preparo e, na sequência, os fornos, fogões e bancadas para montagem final. Alimentos frios e quentes devem ser preparados em áreas diferentes, para que as temperaturas mais altas não estraguem os pratos frios.

Pisos, azulejos, mesas e armários também são diferentes!

Por questões de segurança o piso da cozinha profissional precisa ser antiderrapante. Já para garantir a higiene, tanto os pisos como as paredes, janelas e tetos, devem ter cores claras, superfícies lisas e fáceis de lavar. Os armários e estantes devem ser abertos (sem portas) e feitos de aço inox, assim como as pias, bancadas e mesas de manipulação. A iluminação deve ser clara e uniforme, mas sem ofuscamento, para não alterar a cor natural dos alimentos.

Eletrodomésticos precisam originais e de qualidade

Fogões e fornos devem ter base de inox, grelhas de ferro fundido e devem obedecer a normas de funcionamento da ABNT. Coifas são indispensáveis, assim como freezer e geladeira separados,  lembrando que proteínas, laticícios e hortifrutis devem ser armazenados em temperaturas diferentes. Batedeiras, liquidificadores, processadores, fritadeiras e chapas também são essenciais. E se a sua ideia envolve doces, vale lembrar de uma boa sorveteira.

Escolha dos utensílios exige atenção redobrada

A lista de utensílios vai depender da sua proposta, mas algumas dicas valem para todos. Para começar, o uso de madeiras em cozinhas comerciais é proibido por lei, mesmo que seja só no cabo de uma colher. Portanto, escolha utensílios de inox, vidro, silicone ou polipropileno. Panelas de inox também são muito indicadas, porque não soltam componentes químicos nos alimentos. Outros materiais bons para panelas são: vidro, barro, pedra, ferro e ágata.

Manutenção da higiene segue regras rígidas

Bancadas, pias, mesas e superfícies em geral devem ser bem lisas e laváveis com material  desinfetante. Para lavar o chão, use um esfregão tipo MOP, porque as vassouras tradicionais são proibidas em cozinhas comerciais. Panos de prato e esponjas dupla face também são proibidos, pois podem espalhar bactérias. Você pode substituir por panos multiuso descartáveis e esponjas de silicone. Outro detalhe importante: a cozinha comercial deve ter um lavabo exclusivo para higienizar as mãos.

Quatro texturas diferentes de parede

Escolha o melhor revestimento para sua cozinha profissional.

Quatro tipos diferentes de estantes

Escolha o melhor local de armazenamento.

Quatro tipos diferentes de geladeiras

Que imagem representa uma cozinha profissional?

Quatro instrumentos de limpeza diferentes

Que item você usaria na sua cozinha profissional?

Quatro texturas diferentes de parede

Escolha a cutelaria que não pode faltar.

Eletrodomesticos de cozinha

Qual desses itens não pode faltar na cozinha profissional?

Quatro duplas de alimentos

Quem pode ficar na mesma parte da geladeira?

Faça parte da conversa