Skip to content
Mulher negra de cabelo curto sorrindo com lettering BELEZA

#MeContrata!

Trabalhar com beleza não se resume a ser maquiadora, cabeleireira, modelo... Dos laboratórios científicos aos bastidores do cinema, são muitas as oportunidades de ganhar dinheiro conciliando criatividade, técnica e uma paixão por deixar o mundo ainda mais belo. Nesta lista, vamos apresentar quatro possibilidades de carreira em beleza que vão além da tesoura e da base!

Pesquisadora

Já pensou em desenvolver os produtinhos que você AMA? E não é só aquela misturinha esperta... Como pesquisadora, você pode trabalhar para suas marcas preferidas criando cosméticos do zero. Variados cursos técnicos, tecnólogos e superiores abrem portas nesse mercado. E, fica a dica, em breve não serão mais permitidos testes em animais no Brasil e a obrigatoriedade de métodos alternativos abrirá novos postos de trabalho nessa indústria. Olha a oportunidade!

Colorimetrista

Você adora um descolorante? Vive mudando a cor dos cabelos, pensando no que combina e dando pitaco no que orna com as amigas? Então você tem potencial pra colorimetria! Essa especialização capilar tem por objetivo ajudar clientes a arrasar na hora de mudar o tom dos fios e a evitar possíveis desastres! Os postos de trabalho podem ser tanto num salão de beleza quanto na indústria cosmética. Antes disso, é necessário fazer um curso de colorimetria capilar. Existem opções online e presenciais (esses, em universidades, no Senac e alguns fabricantes de produtos capilares).

Peruqueira

Sabia que pra trabalhar com cabelos não é necessariamente preciso que eles estejam na cabeça de alguém? Seja por motivos de idade ou saúde, pra uma festa ou caracterização de personagem, tem uma galera precisada de peruca por aí. A peruqueira é a profissional que as confecciona. Nos cursos (alguns rápidos e disponíveis online), você aprende o passo a passo para entrar no mercado: como medir a cabeça, escolher fios (sintéticos ou naturais), tecer as mechas e muito mais.

Caracterizadora

A caracterizadora cria características físicas artificiais - com maquiagens e penteados - para personagens. Também participa da definição de figurino e adereços de atores em novelas, séries e filmes. Próteses são comuns no trabalho, como narizes falsos, feridas sanguinolentas, orelhas pontudas... o que o roteiro pedir! Para entrar no mercado, você pode começar aprendendo com profissionais mais antigas - estágios são bem comuns no setor audiovisual - ou fazer cursos de maquiagem cinematográfica.

Mulher maquiando modelo homem

Quem, na base da make, transforma atores em monstros?

A palavra ESCRITORA
A palavra MODELO
A palavra DIRETORA
A palavra CARACTERIZADORA
Imagem de uma mão segurando uma mecha

Quem pode fazer um novo cabelo tecendo mechas?

A palavra PERUQUEIRA
A palavra MAQUIADORA
A palavra TOSADORA
A palavra ESTETICISTA
Imagem de mulher com cabelo colorido sorrindo

Quem se dedica a estudar e transformar a cor dos cabelos?

A palavra PINTORA
A palavra COLORIMETRISTA
A palavra TATUADORA
A palavra VISAGISTA
Imagem de mulher cientista olhando para um tubo de ensaio

Quem desenvolve os produtos de beleza no laboratório?

A palavra PUBLICITARIA
A palavra VETERINARIA
A palavra PESQUISADORA
A palavra PROFESSORA
Imagem de duas mulheres maquiando e penteando modelo

Que elemento é parte da rotina de uma caracterizadora?

A palavra MASSINHA DE MODELAR
A palavra MAISENA
A palavra AS DUAS ANTERIORES
A palavra PROTESE
Imagem de cabelos com uma mão em cima

Quais são os materiais mais comuns para fazer perucas?

A palavra FIOS SINTETICOS
A palavra FIOS NATURAIS
A palavra AS DUAS ANTERIORES
A palavra LÃ
Imagem de uma mão com luva segurando embalagem transparente

Quem utiliza novos meios de testagem e poupa a vida dos animais?

A palavra ATIVISTA
A palavra DOCUMENTARISTA
A palavra COLORIMETRISTA
A palavra PESQUISADORA

Faça parte da conversa