Duas mulheres sorrindo, uma com cabelo seco liso e a outra com cabelo seco crespo, perto de um carro.

Por que tenho cabelo seco?

SOS Cabelos

Imagine a seguinte cena: você está em uma roda de amigas e o assunto da vez é cabelos.

É comum grande parte delas reclamar dos problemas que enfrentam no dia a dia com os fios oleosos, enquanto você, em uma situação completamente oposta, fica sem saber o que dizer, pois tem cabelo seco? Não se preocupe. Assim como os fios oleosos ou mistos, o cabelo seco nada mais é do que mais um tipo de cabelo. Por questões puramente genéticas, as glândulas sebáceas do seu couro cabeludo produzem menos óleo do que o necessário para hidratar o fio por inteiro.
Outra explicação para o cabelo seco está no formato natural dos fios. Por causa de sua forma anelada característica, cabelos cacheados e crespos costumam ser mais secos, já que o óleo natural que sai da raiz percorre um caminho muito mais longo para chegar até as pontas, diferente do que acontece, por exemplo, com o cabelo liso, em que esse processo ocorre praticamente em linha reta.

Mas será que seu cabelo é seco mesmo ou só anda ressecado? Será que você anda cometendo pecados capilares? Aqui você descobre tudo e mais um pouco sobre o ressecamento dos fios. De qualquer maneira, vale analisar sua rotina de cuidados com paciência para tentar descobrir onde está o problema. Mas não se esqueça também de pedir a opinião de um dermatologista. Só um médico especializado em cabelos pode dar o diagnóstico exato de como tratar seu cabelo, seja ele seco ou ressecado.

  • 1

    Cabelo seco ou ressecado?

    Se o cabelo seco é algo permanente, o cabelo ressecado é um estado em que ele perde força e se torna poroso, áspero e quebradiço.

  • 2

    Causas do ressecamento

    O ressecamento dos fios pode ser provocado por inúmeros fatores. Alguns dos mais comuns são os seguintes:

  • 3

    Falta de hidratação

    Por onde anda seu creme de tratamento, hein?

  • 4

    Excesso de químicas

    Alisamentos, como escova progressiva, e colorações.

  • 5

    Excesso de calor

    O uso sem moderação (e sem protetor térmico) de secador, assim como banhos com água  quente são vilões do cabelo hidratado.

  • 6

    Excesso de lavagens

    Sim, lavar demais o cabelo tira a oleosidade natural do couro cabeludo e, por consequência, a hidratação dos fios.

  • 7

    Alterações hormonais

    Como distúrbios relacionados à tireoide, gravidez, amamentação e menopausa.

FAÇA PARTE DA CONVERSA